PT EN

Arquiteto, designer, empresário e pedagogo, Daciano da Costa (1930—2005) é uma figura cimeira do design em Portugalassinando uma obra que integraa arquitetura de interiores, o design de mobiliário, expositivo e gráfico, para além de cenografia e figurinos. “O design de Daciano da Costa tem sido muito justamente valorizado pela crítica e a historiografia portuguesas devido à sua coerência, rigor profissional e maturidade de desenho; pelo equilíbrio no uso dos materiais, pelo acerto da proporção, a elegância do detalhe; pela exemplar ligação que estabeleceu com a indústria, pelo modo inteligente como soube integrar a cultura do seu tempo. Esta ideia – reforçada por uma prática pedagógica de décadas, reclamando a definição de uma nova classe profissional, levando gerações de jovens arquitetos a "ver pelo desenho", conferindo sentido universitário à formação dos designers - é também uma consequência da sua militância na defesa e na consolidação da disciplina, fazendo a apologia de um método, empenhado numa causa, intransigente.” (João Paulo Martins). 

Ao longo da sua vasta carreira, assinou várias peças de design que se tornaram clássicos do design nacional, nomeadamente a Linha Cortez, produzida a partir de 1963 pela Metalúrgica Longra. Fruto desta extensa colaboração, assinou ainda as linhas Prestígio (1962), Mitnova (1975), Metropólis (1988) ou Logos (1988). Dos seus trabalhos destacam-se os interiores da Biblioteca Nacional (1968), da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (1961), Casino Estoril (1967), Hotel Alvor Praia (1968), Centro Cultural de Belém (1992) e Paços do Concelho de Lisboa (1998).

Em 16 de junho de 2010, é assinado um protocolo de depósito de 38 conjuntos de peças do acervo Daciano da Costa (modelos, protótipos e maquetas). Destaque para os catálogos da Metalúrgica da Longra, os protótipos louças em esmalte Dona e asmaquetas de talheres Shepherd/ Osaka, a secretária Longra, a cadeira Superligeira, as cadeiras das linhas CortezPrestigio e vários protótipos para os principais espaços desenhados pelo designer.