PT EN

É proibido proibir!

30 Out. 2009 > 28 Fev. 2010

Curadoria
Bárbara Coutinho

Design expositivo
José Manuel Castanheira

Design Gráfico
Pedro Rosa


É proibido proibir! propõe-se viajar no tempo, remetendo para os finais dos anos 60 e início dos 70, através de uma apresentação de cerca de 60 peças, cruzando o design e a moda com o cinema, a literatura e a música, de modo a retratar a riqueza desta época.

A exposição coloca o enfoque no continente europeu, sobretudo em Itália e Inglaterra, Milão e Londres, respetivamente e organiza-se em núcleos temáticos sobre o espírito de contracultura e antidesign, a efemeridade e a performatividade das propostas, o estar em coletivo e o vestuário como protesto. As peças apresentadas espelham a crise da sociedade de consumo, das instituições e da moral vigente que caracterizou a segunda metade dos anos 1960 e os primeiros anos de 1970. A moda espelha também as novas atitudes, mentalidades e comportamentos em revolução: as maxissaias que foram destronando a minisaia, símbolo de toda a década; a invasão de coloridos tecidos estampados, do unissexo, das roupas hippies, das maquilhagens psicadélicas, dos motivos psicadélicos e étnicos. A contracultura da época traduz-se ainda no shock-chic e na antimoda, esta última mais agressiva, de roupa rasgada ou perfurada, com slogans antisistema e antiburguesia, que mostram o advento do punk.
Destaque para Archizoom Associati, Studio 65, Gruppo Architetti Urbanisti Città, Grupo G14, Grupo Sturm, Superstudio, Eero Aarnio, Pierre Paulin, Verner Panton, Joe Colombo, Gaetano Pesce, Piero Gatti, Cesare Paolini, Franco Teodoro, Roberto Matta, Jonathan de Pas, Rodolfo Bonetto, Achille Castiglioni, Marco Zanusso, Gianni Ruffi e Ettore Sottsass. Na moda, evidenciam-se Biba, Bill Gibb, Courrèges, Emilio Pucci, Missoni, Mary Quant, Ossie Clark, S'angelo, Thea Couture Porter, Vivienne Westwood e Zandra Rhodes.
A exposição vive ainda de um grande suporte de imagem em movimento, da palavra escrita e da música, incluindo os principais nomes que revolucionaram este período.