PT EN

Ensaio para um arquivo: o tempo e a palavra. Design em Portugal entre 1960 e 1974

22 Out. 2015 > 27 Mar. 2016

Coordenação Geral
Bárbara Coutinho

Curadoria
Helena Souto

Design expositivo
Estúdio Pedrita

Design gráfico
VIVÓEUSÉBIO


A exposição Ensaio para um Arquivo nasce de um projeto de investigação coordenado por Maria Helena Souto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com co-financiamento pelo COMPETE, e desenvolve-se em parceria com o IADE-U, sendo mais um exemplo do papel que o MUDE tem procurado desempenhar na divulgação das investigações e estudos académicos sobre o design e a produção nacionais. A exposição e a respetiva publicação resultam de uma colaboração entre várias entidades públicas nacionais. Prosseguimos assim uma cultura de trabalho em rede entre o museu e as universidades, as instituições públicas e as entidades privadas, condição necessária para impulsionar o design, a criatividade e a cultura.
O espaço expositivo é desenhado dando protagonismo à palavra escrita ou falada dos homens e mulheres que, de uma forma pioneira, desenvolveram uma ação pedagógica e associativa assente numa consciência moderna da prática do design. A par da exposição dos originais de catálogos e publicações importantes, o público pode consultar cópias dos mesmos, bem como todas as fichas com as peças que integraram a 1ª e 2ª
Exposição de Design Português, em 1971 e 1973.
O repto que lançámos foi a constituição de uma exposição-arquivo ou centro de documentação do design português, apresentando fontes e recursos para a investigação histórica do design em Portugal. Falamos de um arquivo iconográfico, documental, audiovisual e bibliográfico que o visitante pode ir consultando ao longo de um
trajeto, passando a conhecer um tempo e uma ética, os seus intervenientes e as suas instituições.
Esta exposição é também uma justa e simples homenagem a todas e a todos que procuraram afirmar o design como fator de cultura e de competitividade, lançaram as bases para a sua institucionalização e pedagogia ou afirmaram o design como fator decisivo na tomada de decisões e na melhoria do modelo de desenvolvimento do nosso país.
Não sendo possível agradecer a todos individualmente, uma vez que correria o risco de alguma omissão, deixo uma palavra de reconhecimento especial a Maria Helena Matos por toda a sua exemplar ação em prol da afirmação do design em Portugal.

Bárbara Coutinho
Diretora