PT EN

Os Iconoclastas anos 80

22 Mai. 2014 > 14 Set. 2014

Curadoria
Bárbara Coutinho
Anabela Becho

Arquitectura
Sérgio Fazenda Rodrigues
Rita Cruz Dourado

Design Gráfico
Paula Guimarães

Piso 1

 

Curadoria
Bárbara Coutinho
Anabela Becho

Design expositivo
Sérgio Fazenda Rodrigues + Rita Cruz Dourado

Piso 1


A exposição Os Iconoclastas Anos 80 apresenta uma selecção de peças de moda e design do acervo do MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo. Foram seleccionadas cerca de 70 peças da década de 1980. O percurso expositivo inicia com uma peça emblemática de Vivienne Westwood e Malcolm McLaren, de 1977, e é pontuado por peças singulares da década de 1990 que representam bem a subversão das formas e dos pressupostos só possível pelos anos de experimentalismo e pesquisa da década anterior.

Assentámos as nossas escolhas dando ênfase às formas e às silhuetas das peças, que com as suas características marcante s contextualizam toda uma época revolucionária na criatividade e na liberdade de expressão. Procurámos a desconstrução dos códigos e dos modelos vigentes e simultaneamente o reinventar da tradição, colocando em diálogo a moda e o design de produto.

A mostra é composta por sete núcleos – Gestos Transgressoes, Piratas e Piratarias, Silhuetas Singulares, Ultrarromânticos, Tradição Renovada, As Artes no Exercício do Design, Novos Paradigmas.

Nomes representados: Anish Kapoor, Vivienne Westwood e Malcolm McLaren, John Galliano, Dan Friedman, Tom Dixon, Ron Arad, Thierry Mugler, Claude Montana, Gaetano Pesce, Alessando Mendini, Michele de Lucchi, Romeo Gigli, Kenzo, Ettore Sottsass, Garouste & Bonetti, Pedro Silva Dias, Michael Graves, Christian Lacroix, Tomás Taveira, Grès, Yves Saint-Laurent, Romeo Gigli, Kenzo, Eduardo Souto Moura, Jean-Charles de Castelbajac, Manuela Gonçalves, Issey Miyake, Comme des Garçons, Andrea Branzi, entre outros.