PT EN

Puras Formas

10 Out. 2014 > 08 Fev. 2015

Curadoria:
Ayaki Kamozawa
Mathias Schwartz-Clauss
Stephen Szczepanek

Design expositivo:
Raquel Santos,
Luis Miguel Saraiva

Design gráfico:
Paula Guimarães

Exposições organizadas pelo Centre International de Recherche et d’Éducation Culturel et Agricole (CIRECA) / Domaine de oisbuchet

Piso 1


Sob o título de JAPÃO A CRU, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo apresenta duas exposições sobre a cultura e o design nipónico: Ambas as exposições abordam questões muito atuais, como a preservação dos recursos materiais, o respeito pela natureza, a reutilização ou transformação dos materiais e a duração de vida de cada produto. Por estas razões, mas também pela simplicidade e qualida de estética intrínseca das peças, estas duas exposições integram a programação do MUDE 2014, estando patentes no piso 1, entre 10 outubro 2014 e 8 de fevereiro de 2015.
A exposição Puras Formas mostra 200 objetos destinados à cozinha, eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos, em alumínio, fabricados no Japão entre 1910 e 1960. O alumínio foi considerado o material moderno do século XX e teve o seu apogeu durante a II Guerra Mundial. No início da Guerra, todos os materiais se esgotaram rapidamente e o alumínio torna-se o material de escolha para o fabrico de aviões de guerra, armas e frota naval. Este material era facilmente trabalhável, bem como reciclado e transformado.
Durante 50 anos, estes objetos foram concebidos por designers anónimos e produzidos por artesãos, em pequenas oficinas. Após a Guerra, o Japão leva a cabo a reconstrução e enriquece, sendo que os materiais antes em falta substituíram o alumínio, como o plástico. Os objetos patentes nesta exposição eram muitas vezes esmaltados, mas apresentam-se aqui despojados das suas decorações e pintura, acentuando a sua matéria-prima e evidenciando as suas funções elementares. Estes objetos foram reunidos durante vários anos pelo designer industrial Seiji Onishi e pelo galerista Keiichi Sumi, sob o conselho do designer gráfico Nobuhiro Yamaguchi.