PT EN

Mural de azulejos de André Saraiva junto ao jardim Botto Machado

O artista de origem portuguesa, conhecido no meio artístico e da street art como André, Mr. A ou Monsieur André, é o autor de um vasto número de obras que têm vindo a ser reconhecidas e expostas em vários museus e galerias de arte contemporânea do mundo, entre as quais se inclui uma exposição realizada no MUDE, em 2014.
O Jardim Botto Machado em Lisboa, localizado junto à Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, foi o local escolhido para receber o mural de azulejos pintados à mão pelo artista luso-francês. Com uma área total de 1011.1 m2 e 188 metros de comprimento, o extenso mural foi coberto com elementos coloridos, contrastantes e descomprometidos, que definem o seu estilo gráfico irreverente. O painel foi fabricado pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, seguindo técnicas e métodos de produção artesanais, e pintado à mão pelo artista também naquele espaço, resultando numa peça única composta por 52738 azulejos.
O desenho de André Saraiva no mural propõe uma “reinterpretação” da cidade de Lisboa, representada através das cores e do desenho que caracterizam o trabalho do artista. Passado e presente misturam-se, tal como algumas referências a outras capitais mundiais onde o artista vive e trabalha. O céu e o Tejo são o pano de fundo, representados pelos tons branco e azul, distintivos da cidade de Lisboa. Reconhecem-se, entre outros marcos da cidade, o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a Ponte 25 de Abril, o Elevador de Sta. Justa ou a Praça de Touros do Campo Pequeno, juntamente com Mr. A, personagem que André Saraiva criou nos anos noventa e que rapidamente se espalhou pelas ruas de várias cidades europeias.  André foi o primeiro a pintar uma personagem com esta tipologia em vez do tradicional tag que era a principal marca dos artistas de arte urbana nos anos 90.