O projeto 21st Century Rural Museum pretende concorrer para uma maior consciencialização da importância de trabalhos inovadores e socialmente responsáveis nas áreas do artesanato e design, do seu significado para o desenvolvimento das economias locais, da mais valia que representa o trabalho de equipa e do significado de estimular o potencial criativo de cada cidadão.
Mais do que novos objetos, é necessário desenhar novos serviços e novas atitudes que contribuam para um futuro mais sustentável, igualitário e justo. Pode ser esse um dos maiores contributos do design. Para o cumprir, é necessário pensar sobre o próprio objeto do design, a sua definição e natureza, a sua responsabilidade e dimensão na cultura contemporânea.
Dez artistas contemporâneos, britânicos e portugueses, entre os quais Ana Mena, Ana Luísa Cruz, Ana Rosa Hopkins, Cristina Rodrigues, David Haley, Lewis Sykes, Luís Quintais, Paul Cureton, Paulo Longo e Valter Vinagre visitaram o concelho de Idanha-a-Nova e retrataram a «interioridade» através da sua arte. Os trabalhos deram origem a uma mostra itinerante que já atravessou fronteiras.