Iniciativa em parceria com o Grupo Visabeira assinala mais um aniversário de Raphael Bordallo Pinheiro, celebrando-o com criatividade, alegria e arte.
Vários são os motivos de comemoração, os mesmos que levam um museu dedicado ao design a marcar presença;
- A recuperação e produção do único serviço de mesa desenhado pelo próprio Bordallo, gesto importante na preservação viva de um património criativo muito singular, o universo bordalliano, cujo saber, imaginação e desenho é importante continuar a estudar, inventariar e divulgar, nomeadamente através da recuperação dos moldes e das madres existentes na fábrica ou de estudos que evidenciem a excelência do seu design.
- O lançamento de uma edição limitada de 7 peças comemorativas dos 125 anos da Fábrica Bordallo Pinheiro, criadas por 7 artistas contemporâneos portugueses. Bela Silva, Catarina Pestana, Elsa Rebelo, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz reinterpretam, cada um com a sua linguagem própria, o universo bordalliano.
- O lançamento de um concurso promovido pelo Grupo Visabeira e pelo MUDE, dirigido a designers nacionais para o desenho de uma novo serviço de mesa em faiança ou porcelana.
A exposição traduz-se pela definição de uma grande mesa onde todo o serviço e elementos decorativos provenientes do imaginário de Bordalo e foram produzidos pela Fabrica Bordalo Pinheiro.