PT EN

António Garcia. Zoom in/Zoom Out

30 Abr. 2010 > 04 Jul. 2010

Curadoria
Sofia da Costa Pessoa

Design expositivo
Mariano Piçarra
Sofia Henriques (Colaboração)

Design gráfico
TVM Designers

Piso 1


A exposição dá a conhecer a vasta obra deste autor, incidindo no produtivo período entre 1950 e 1970, mas incluindo também obras de 1980/90, de modo a destacar a transversalidade que a caracteriza e a sua grande relevância.
Convida-se o visitante a fazer Zoom in / Zoom out sobre as criações de António Garcia, porque julgamos ser a melhor forma de aproximação ao conjunto da obra, permitindo compreender e apreciar plenamente, tanto a sua amplitude interdisciplinar, quanto as qualidades técnicas e criativas do autor.
Os seus trabalhos revelam a capacidade deste autor em lidar com diferentes escalas, que vão desde o desenho de um selo a um projeto de arquitetura. Foram apresentadas 150 espécimes da sua autoria: ilustrações originais de selos e de cartazes; uma coleção de capas de livros; diversos exemplos de identidade gráfica; protótipos de equipamento, como cadeiras e mesas; desenhos técnicos, maquetas de arquitetura e de stands, para além de fotografias.
Com esta exposição o MUDE contribui para a investigação, apresentação e conservação do design português. O conjunto desta obra notável, de importante contributo para a história do design nacional, passa a integrar o espólio do Museu do Design e da Moda, por doação do próprio António Garcia.