PT EN

Em casa

21 Abr. 2011 > 22 Mai. 2011

Em casa é uma instalação da autoria do atelier Carl Turner Architects, sedeado em Londres, que analisa a vida doméstica britânica. Uma série de módulos que representam uma casa em escala reduzida fornecem a oportunidade de explorar o design quotidiano e colocar a questão, o que faz uma casa? Elementos britânicos fornecem uma experiência interactiva enquanto realçam as diferenças entre o modo de vida português e britânico.
A instalação/exposição é organizada pelo British Council como parte do New Arquitects: Portugal_UK, a mais recente série de programas do Novo Intercâmbio Internacional de Arquitectos iniciado por The Architecture Foundation. O intercâmbio Portugal_Reino Unido, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e o MUDE
– Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, permite a criação de uma plataforma para discussão entre jovens arquitectos de ambos os países.
Seguindo a temática da Trienal Arquitectura de Lisboa 2010, Vamos falar de casas, o programa busca as suas raízes nos conceitos de casa, habitação e habitabilidade. O desafio foi criar um conjunto portátil ou uma série de pequenas intervenções no MUDE de forma a fazer com que os visitantes se sintam em casa dentro do museu. De que forma pode a arquitectura romper com a formalidade existente e criar um sentimento de casa para os visitantes do museu? Que intervenções do espaço poderiam criar uma atmosfera de descontracção, abrigo e familiaridade para os visitantes?
Em casa cria lugares que permitem aos visitantes (adultos e crianças) sentirem-se “em casa” no museu, quer estejam sentados, a comer, a falar, a socializar, a ler ou a descontrair… É importante para este projecto analisar a forma como o “sentir-se em casa” pode aumentar os níveis de satisfação e contacto com a colecção, as exposições e o edifício do Museu.