PT EN

Energia BIP/ZIP - Dentro de ti ó cidade

18 Jun. 2013 > 27 Jul. 2013

Coordenação geral
Helena Roseta

Curadoria
Luisa Jacobetty

Design e ilustração
Rui A. Pereira

Piso 1


A exposição “Dentro de ti ó cidade – Energia BIP ZIP” documenta o processo participativo divulgando o que está a germinar dentro dos bairros, comunidades e associações da cidade de Lisboa.
A exposição consiste numa mostra dos 30 projetos BIP-ZIP que aceitaram o desafio de trazer para o MUDE, através de várias instalações, e programação de atuações, uma réplica da sua existência nos bairros de Lisboa onde intervêm.
Estes projetos fazem parte do Programa Bip-Zip - Parcerias Locais, um instrumento de política pública municipal que consiste em pôr anualmente 1 milhão de euros à disposição de parcerias de juntas de freguesia, associações locais, coletividades ou organizações não governamentais, que queiram mudar os seus bairros, já identificados como Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária: os BIP/ZIP. 
A execução dos projetos submetidos a este programa é da inteira responsabilidade de quem propôs, num autêntico sistema “façam vocês mesmo”. Dois anos depois do início deste programa, a exposição “Dentro de ti ó cidade – Energia BIP-ZIP”, irá permitir ao público descobrir não só uma Lisboa escondida, como uma Lisboa que se consegue reinventar e reconstruir através da vontade, criatividade e empreendedorismo das suas comunidades locais, numa exposição que começa no espaço público em frente do museu, com atuações de rua, e se prolonga através das instalações expostas, e de eventos pontuais que ocorrem de quinta-feira a sábado.
Mais do que uma exposição fechada, é uma instalação que documenta diversos projetos que devolvem o espaço público aos cidadãos, convidando à interação, à partilha comum e às cumplicidades locais, valorizando a qualidade do ambiente urbano e a dimensão antropológica de cada lugar.