PT EN

Miguel Arruda — Escultura/ Design/ Arquitetura

20 Jun. 2013 > 18 Ago. 2013

Curadoria
Bárbara Coutinho

Design expositivo
Miguel Arruda
Ana Lia Santos
Pedro Muñoz Nogueira
Pedro Léger Pereira

Design gráfico
Paula Guimarães

Piso 2


Exposição sobre a escultura, o design e a arquitetura de Miguel Arruda que mostra ao público o corpo de trabalho e o processo criativo desenvolvido em torno da Escultura Habitável. Esta obra - onde Miguel Arruda transporta a memória formal de uma das suas primeiras esculturas da década de 60 para a atualidade, conferindo-lhe a escala e a experiência espacial da arquitetura - foi concebida em 2010 para o Jardim das Oliveiras do CCB e integrou a Bienal de Arte e a Trienal de Arquitetura de Lisboa desse ano.

No 2º andar do MUDE, podem ser vistos em conjunto, pela primeira vez, as esculturas, os projetos de arquitetura, os cadernos de desenhos, os protótipos e peças de design que, a montante e a jusante da Escultura Habitável, compõem uma narrativa sobre uso, escala, forma e matéria que persistentemente oscilam entre escultura, design e arquitetura e marcam a trajetória do seu trabalho ao longo do tempo.

Destacam-se 4 novos projetos de design que exploram as características intrínsecas da cortiça: “Cubo”, um sofá modular em aglomerado de cortiça e borracha. “Nomadi” (para Martinelli Luce) uma linha de candeeiros de uso polivalente que privilegia a temperatura de toque da cortiça; “Spherical” (para Movecho), um conjunto de sofás que levam em conta a resiliência da cortiça como fator de adequação ergonómica e com um amplo programa de utilização, e “Amarração”, um banco em aglomerado negro de cortiça (para Sofalca) e, para o exterior, numa combinação entre cimento e granulado de cortiça (para Larus).