PT EN

M&M. MNAA no MUDE. Artes e Design

15 Mai. 2011 > 04 Set. 2011

MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga
15 maio – 2 outubro (no MNAA)

Colaboração
Museu Nacional de Arte Antiga

Comissariado
António Filipe Pimentel
Bárbara Coutinho

Equipa de curadoria
Anísio Franco [MNAA]
José Alberto Seabra Carvalho MNAA]
Luisa Penalva [MNAA]
Maria da Conceição Borges de Sousa [MNAA]
Pedro Teotónio Pereira [MUDE]
Rui André Alves Trindade [MNAA]

Design gráfico
Paula Guimarães [MUDE]

Design expositivo
Manuela Fernandes [IMC]

Piso 1


M&M. MUDE/MNAA | MNAA/MUDE. Artes e Design é a primeira iniciativa conjunta do MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo e do MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga, constituindo-se em duas exposições distintas, mas complementares. O objetivo principal é suscitar novas leituras entre as artes e o design, colocando em diálogo os espólios das duas instituições, reforçando ao mesmo tempo o eixo urbano Janelas Verdes – Baixa Pombalina. Olhando o “novo” e o “antigo”, ambas as exposições sublinham a contemporaneidade de cada momento, bem como as afinidades formais e técnicas.

Quer seja através da invasão de peças do MUDE ao longo da exposição permanente do MNAA, quer seja na exposição temporária que ocupa o piso 1 do MUDE, o público nacional e internacional pode conhecer melhor o acervo destas duas instituições, bem como peças que se encontram habitualmente em reserva, ao mesmo tempo que poderá descobrir as complementaridades e permanências entre diferentes épocas, apartando-se de um discurso mais historicista ou linear.

Quer se entendam como uma mesma exposição, desdobrada por duas instituições, quer como dois modos paralelos de abordar uma mesma questão, o projeto M&M constitui um exemplo modelar de articulação entre instituições e, seguramente, para todos os públicos, uma experiência estimulante e enriquecedora