PT EN

Percursos – Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito

11 Abr. 2013 > 18 Ago. 2013

Curadoria
François Burkhardt

Design expositivo
Luís Saraiva

Design gráfico
Paula Guimarães

Piso -1 (Cofres)


Exposição de Linde Burkhardt dá a conhecer ao público a sua reinterpretação da cerâmica negra de Molelos (distrito de Viseu).
A exposição está organizada em três núcleos intitulados “da origem”, “da inspiração” e “da poesia” e apresenta 4 tapeçarias (inspiradas na poesia de Fernando Pessoa) e 14 esculturas em cerâmica e madeira. As peças tradicionais são apresentadas em suportes que fazem lembrar pequenos altares, fazendo salientar a funcionalidade de cada objeto enquanto que as novas peças, desenhadas pela artista, unem uma certa contemporaneidade à qualidade e delicadeza ancestral.
Linde Burkhardt, que conheceu Portugal através de Siza Vieira, dedica esta exposição ao arquiteto ao mesmo tempo que pretende divulgar a cerâmica negra junto do público mais jovem através da atualização das técnicas e dos modos de produção. Outro aspeto da sua paixão pelo nosso país é a influência da escrita de Fernando Pessoa que a levou a desenhar 4 tapetes inspirados nas citações do poeta e seus heterónimos.
O objetivo é contribuir para a consciencialização da importância de recuperar práticas e saberes seculares, desenvolvendo trabalhos inovadores e socialmente responsáveis nas áreas do design, artes e artesanato, como forma de explorar caminhos alternativos à padronização da produção industrial, incrementando em paralelo as economias locais.