PT EN

Casa do Design, Matosinhos

19 março - 20 setembro 2022

 

Programação MUDE FORA DE PORTAS

Curadoria: Bárbara Coutinho

Design Gráfico: Inês Nepomuceno, Susana Martins

Design Expositivo: Eleonora Fedi, Constança Cardoso

Coprodução: CMM/Esad-idea e CML/MUDE - Museu do Design e da Moda.

 

Como é a cultura de moda em Portugal? 
Como se vestiu em Portugal nos últimos 50 anos? 
Como se viveram os conceitos de portugalidade, de património e de identidade tendo em conta os diferentes contextos políticos pelos quais passámos?

A exposição PORTUGAL POP mostra a influência das tradições culturais e da identidade coletiva de “ser português”, presente nos 180 coordenados dos vários autores de moda representados nesta exposição, permitindo uma perspetiva sobre a moda nacional desde as vésperas da Revolução de 1974 até à atualidade.

As referências pessoais, nacionais e internacionais, que caracterizam a criatividade de cada autor, permitem o debate sobre a existência, ou não, de uma moda portuguesa.

Os coordenados de alguns dos artistas portugueses também apresentados nesta exposição revelam o particular significado que deram ao “cunho português” na construção da sua própria imagem de marca como Amália Rodrigues, António Variações, as Doce, os Heróis do Mar, os The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osiris e Claúdia Pascoal. 

Visitar a exposição permitirá também analisar as continuidades e rupturas e as fronteiras entre a cultura erudita e a cultura popular; o cosmopolitismo e o nacionalismo; a urbanidade e o mundo rural; o legado de gerações passadas e a visão de futuro das novas gerações.