PT EN

Concurso de ideias para o vestuário dos colaboradores das áreas de atendimento público do MUDE – Museu do Design, de 15 de Março a 14 de Maio de 2024

Neste concurso, pretende-se que o museu espelhe a sua missão logo no primeiro contacto do público com os colaboradores das áreas de atendimento público, dando continuidade à reflexão promovida pelo MUDE sobre a moda em Portugal, o potencial económico dos saberes tradicionais e das indústrias artesanais e a valorização da marca “Desenhado e Produzido em Portugal”.

A proposta será escolhida pelo júri pela sua originalidade e pelos processos de fabrico que respeitarem os princípios de sustentabilidade ambiental, privilegiando os materiais nacionais e saberes tradicionais conjugados com a inovação permitida pelas novas tecnologias têxteis.

Porque todos nós somos responsáveis pelo impacto que o vestuário tem sobre a vida e o planeta, queremos envolver neste concurso o máximo de pessoas que for possível, desde Designers de Moda e/ou criativos com experiência na conceção e confeção de vestuário, a alunos, professores, Escolas, Universidades ou Empresas.

O concurso está, assim, aberto a todos aqueles que queiram apresentar uma proposta individual ou coletiva, desde que respeitem os requisitos necessários de sensibilidade e de conhecimentos artísticos e técnicos para o desenvolvimento da ideia.

No final do concurso o MUDE irá organizar a apresentação pública das propostas recebidas de modo a fomentar a continuidade deste debate.

As propostas devem ser submetidas através da plataforma eletrónica www.acingov.pt até às 17h30 do dia 14/05/2024 e incluir:

-       Mood board com memória descritiva, explicitando o tema, conceito geral da proposta, os seus principais fundamentos e descritivo de materiais;

-       3-5 croquis ilustrados do coordenado;

-       Desenho técnico do print criado com a palavra MUDE;

-       Paleta de cor;

-       Desenho de pormenor do elemento considerado de destaque na proposta;

-       Indicação de eventuais parcerias com empresas;

-       Outros dados que o concorrente entenda importantes para interpretação da sua proposta.

Os Termos de Referência e seus anexos estão integralmente disponíveis, para consulta e download, na plataforma eletrónica acinGov. Procedimento concursal n.º 06/CIS/DA/DCP/2023. Para submissão da proposta, é necessário o registo na plataforma (este registo pode demorar até 72h até ser aprovado).