PT EN

Exposição Como se pronuncia design em Português? 2000-2018 na RISD, Rhode Island

Qual é o significado de "ser português" na cultura material contemporânea e no mercado global? Até que ponto o desenvolvimento da produção nacional passa pelo trabalho de nossa matriz cultural? Para debater estas questões, a MUDE organizou em 2014 a exposição Como se pronuncia design em Português? olhando para o design nacional desde a década de 1950 até à atualidade, com especial destaque para o período após 1980. O objetivo era compreender como as circunstâncias geográficas e políticas de Portugal, o património histórico, a cultura e as tradições, bem como os conceitos de lugar, pertença, identidade e memória foram influenciando a teoria e a prática do design.
Dando uma atenção particular aos setores tradicionais de produção, como cortiça, madeira, vidro, cristal, porcelana e têxtil, a exposição estrutura-se em três linhas de leitura inter-relacionadas: Predominância de Forma sobre Ornamento; Inteligência Prática e Sensibilidade com os Materiais; Entre o Popular e o Erudito. Entre 2014 e 2017, a exposição foi apresentada em Pequim, Madrid e Chaux-de-fonds, com diferentes configurações.
No âmbito da colaboração iniciada entre o MUDE e a Rhode Island School of Design (RISD), e integrando a Programação das Comemorações do Dia de Portugal, a exposição viaja para Providence, apresentando uma seleção de trabalhos realizados entre 2000 e 2018 que destaca propostas das gerações mais jovens de designers, formadas em diferentes escolas do país, ou trabalhos que resultam de diversos processos colaborativos. Mobiliário, moda e acessórios, objetos decorativos e joalharia são as principais áreas representadas, dando prova da reflexão em curso sobre o design e a nossa relação com as coisas.

Sol Koffler Gallery - Rhode Island School of Design
6 junho - 3 agosto 2018 

Programa completo aqui