PT EN

Política de Incorporações

O MUDE, enquanto museu dedicado a todas as expressões do design, desenvolve uma política de incorporações com vista à construção de um acervo que permita conhecer a história do design e da cultura material dos séculos XX e XXI. Integram-se as diferentes perspetivas, sensibilidades e linguagens desenvolvidas, reforçando núcleos existentes, apostando na criatividade contemporânea e demonstrando o valor do design como fator de inovação, transformação e mudança social. O acervo espelha a abrangência do design, tendo os seguintes núcleos principais: equipamento (produto, urbano, interiores); moda (vestuário, acessórios); comunicação (gráfico, digital, multimédia, audiovisuais). Existem ainda coleções nas áreas disciplinares da joalharia contemporânea e da encenação, cenografia e figurinismo.

Uma das prioridades da política de incorporações é a constituição de um núcleo significativo do design e da produção em Portugal, permitindo a sua investigação, conservação, divulgação e musealização. A integração de peças significativas de artes decorativas e dos ofícios populares expande o conceito de design enquanto capacidade inata do homem, provando a pertinência dos saberes tradicionais como fonte de inspiração, educação e desenvolvimento. Procura-se também que o acervo permita a investigação e o conhecimento do design como prática projetual. Com este propósito, é dada uma particular atenção à constituição de um núcleo bibliográfico e de um arquivo iconográfico, documental e audiovisual.

A política de incorporação do MUDE concretiza-se através de aquisições, doações, depósitos e encomendas, tendo ainda uma articulação com a programação expositiva e editorial do museu. 

 

Estúdio Pedrita
Tradicional exagerado
Barro vermelho
Protótipos
Projeto Desenhar a Tradição, CENCAL
Olaria Marcelino Paulino 2006

Doação Estúdio Pedrita
MUDE.P.1141.01/02/03/04/05/06