PT EN

Eduardo Afonso Dias (Lisboa, 1938) é autor de uma vasta e diversificada obra, do design de interiores ao design gráfico, do design expositivo ao desenho de equipamentos e utensílios, passando pelo ensino e pela ação empresarial. Tendo trabalhado com Frederico George, Sena da Silva, Daciano da Costa e Conceição Silva, Eduardo Afonso Dias faz a ponte entre estes pioneiros do design moderno em Portugal e as gerações seguintes. Nos interiores, procurou soluções articuladas, funcionais e simples, conseguindo uma unidade de estilo através da complementaridade entre as opções arquitetónicas e os equipamentos, iluminação e decoração. No design de produto, é autor de mais de 50 coleções e 400 peças de cutelaria, recipientes, faianças e utensílio. Tratam-se de peças icónicas, que modificaram mentalidades, hábitos e comportamentos. Destaque para o faqueiro Omo (1972), a série de cutelaria para cozinha Gume (1976), uma das cutelarias mais vendidas pela marca sueca IKEA, as tábuas de corte em madeira Plato (1977), o conjunto de caixas de faiança pintada Lyrica (1976), as bases para quentes em aglomerado de cortiça Diversa (1976), os tabuleiros/bandejas Liza (1977), os copos Aqua (1977) ou ainda os acessórios de cozinha Bicor (1985), os recipientes Blok (1985), os tachos e frigideiras Cooktime (1985) ou as canecas térmicas Combi (1992). Objetos produzidos em série e comercializados em Portugal e em vários mercados internacionais. Para além destes utensílios e recipientes, Eduardo Afonso Dias é autor da solução modular das linhas Omnia e Arcádia, dos candeeiros Tubus e de muitas dezenas de logótipos.

Em 17 de abril de 2014, por ocasião da exposição Eduardo Afonso Dias, 50 anos de profissão – O design Possível, o designer doa à Câmara Municipal de Lisboa/MUDE um acervo de 353 conjuntos de peças de design de produto (cutelaria, recipientes, faianças, utensílios). Para além deste acervo, a “Coleção Eduardo Afonso Dias” integra ainda 4 peças de mobiliário para o aparthotel de Troia, doadas pela IKEA Portugal, e 1 peça para o mesmo empreendimento, doada pela Galeria Bessa Pereira.